sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Two Expressos & Le Boxeur !


Jim Jarmusch recebeu de presente as caixas do " Le Boxeur " pela primeira vez de Luis Sarno um musicólogo e amigo pessoal. E pela segunda vez de Sr. De Bankolé também amigo que por sua vez nasceu na Costa do Marfim.
As caixas são comuns em toda África e são dadas como um simbolo de gentiliza  para os que não são do continente.
Logo após Jim já tinha o presente como um personagem central de seu filme de 2009 " The Limits of Control ", que foi dirigido e escrito por ele mesmo.

( 2009 )
O título do filme vêm de um ensaio de William S. Burroughs sobre técnicas de controle da mente. Jim começou a rodar o filme sem um roteiro completo, em vez disso tinha o que chamou de " um mapa mínimo" uma história de 25 páginas.

Começou traçando o itinerário do personagem na cosmopolita Madrid e em seguida para direção sul até a cidade Moura de Sevilha em um trem de alta velocidade. Que atravessa olivais e pomares de amendoeiras da zona rural da Andaluzia, tendo como destino final a cidade costeira de Almeria.

As torres Blancas
O diretor de fotografia do filme Christopher Doyle, trabalhou extensamente na Ásia em vários filmes.E comentou que Jim tem um método mais oriental de cinema.
 Há certos aspectos no cinema asiático onde se procura o essencial da imagem sendo que  a conclusão do que se vê não e colocada pelo diretor , mas sim pela vivência de quem está vendo o filme.

( two expressos )

Troca de Boxeur

Os filmes de Jarmusch tem um toque de Jacques Rivette em uma visão bem peculiar.

Alguns detalhes do filme são pensados com um toque minimalista tanto na definição da fotografia quanto nos itens que estão em cena.
A frase da caminhonete que leva o personagem a seu destino final  é o título de uma música do cantor cubano Pablo Milanes. " La Vida No Vale Nada ".




Nenhum comentário:

Postar um comentário