quinta-feira, 17 de maio de 2012

Absolut & Lars Olsson Smith!


Em 1879 quando o "Rei da Vodka", Lars Olsson Smith, resolveu lançar um novo tipo de vodca chamada “Absolut Rent Branvin” (Absolutely Pure Vodka). Mal sabia que estava começando uma lenda.
A diferença estava no processo de destilação continua ,que fazia a vodka ser destilada mais de cem vezes, sendo lançada em Estocolmo.
Em 1979 foi exportada pela primeira vez para os Estados Unidos, onde a vodca estreou primeiramente na cidade de Boston e depois em Nova York, Chicago, Los Angeles e San Francisco.

 A marca, que sempre utilizou o tradicional logotipo com as palavras ABSOLUT VODKA escritas em azul (o que continua a ser utilizado nas garrafas), recentemente passou a adotar também a cor cinza.

Foi por causa dos bares  especializados em Bloody Mary que surgiam em Boston, Nova York, tendo como ingredientes vodka e pimenta .
Que a "Absolut" lançou a primeira vodka com sabor" Absolut Peper" , com o objetivo de facilitar a vida dos barmans.Logo depois foram lançados os sabores como laranja, baunilha, pêssego, pêra, framboesa e mais recentemente manga e até açaí.

  
Em 2007 a marca começou a lançar edições limitadas de suas vodcas homenageando cidades americanas como Nova Orleans, Los Angeles e Boston.Cada uma das edições da ABSOLUT CITIES tem uma iniciativa de caridade, com a marca doando quantias em dinheiro para projetos sociais locais.

 A garrafa da ABSOLUT VODKA foi baseada em um frasco de remédio sueco do século XVIII visto por Gunnar Broman em um antiquário na cidade de Estocolmo. A tampa era de metal colorido, porém a idéia inicial era de ser apenas uma rolha.

O texto impresso na garrafa foi escrito à mão por Kotte Jönsson e dizia:“This superb vodka is made from the grains grown in the rich fields of southern Sweden. Distilled at the famous old distilleries near Åhus. It has been purified 10 times in accordance with traditions dating to the year 1498. In perfecting Sweden’s national refreshment, it has become better known by the name Absolut rent Brännvin, Absolut Vodka”.

Haring para Absolut.
 
Warhol para Absolut.


Britto para Absolut.

Cerca de 350 artistas já pintaram seus trabalhos nas garrafas da vodca, entre eles o brasileiro Romero Britto, Keith Haring, Nam June Paik, Rosemarie Trockel, Damien Hirst, Maurizzio Catellan e Louise Bourgeoise.


Além disso, estilistas consagrados como Gianni Versace, Helmut Lang, Jean Paul Gaultier, Stella McCartney, Manolo Blahnik, e Anna Molinari fizeram parte do projeto ABSOLUT FASHION, que começou em 1988, onde coleções das famosas grifes foram inspiradas na marca ABSOLUT.









Nenhum comentário:

Postar um comentário