sexta-feira, 27 de abril de 2012

Rum & Piratas !


Rum, charutos e piratas. Neste caso a historia é mais fantástica que a ficção.A cana-de-açúcar, sua matéria prima, chegou ao Caribe por Cristovão Colombo, no final do século XV, e espalhou-se por todas as ilhas.
Não se sabe ao certo qual ilha foi a primeira a destilar o melaço da cana mas alguns apontam para Barbados.
No começo era conhecido como " vinho de açúcar", sendo considerado uma bebida medicinal capaz de curar doenças e expulsar os "demônios" do corpo. Sua história conta ainda que sua alta graduação alcoólica (de 40 a 75 graus) servia para acalmar os ânimos e encorajar os piratas do século 19, na hora dos combates, além de servir como moeda para a troca de escravos.

Fermentado de duas maneiras diferentes (agrícola e industrial), o rum é transparente e cristalino ao sair do alambique. A cor dourada, encontrada em alguns tipos da bebida, é resultado do envelhecimento em tonéis de carvalho, ou, na maioria dos casos, pela adição de corantes de caramelo. Os envelhecidos, como o añejo cubano, que repousa por sete anos e tem buquê digno dos melhores conhaques, não deve ser usado em coquetéis. Os mais exigentes, inclusive, recusam-se a bebê-lo com gelo. Mas o rum é ingrediente principal em drinques que são consumidos há muito tempo em todo o mundo, como Daiquiri, Cuba Libre e Mojito.

Conhecido como rum, ron e rhum, uma das possíveis origens do nome seria a palavra latina saccharum, que significa açúcar. Outra origem, relacionada aos piratas, está ligada ao termo inglês antigo rumbullion (em Português, tumulto), ou seja, as arruaças dos bebedores após festejar o sucesso de seus saques.


Leves ou encorpados, os runs têm, em geral, de 35% a 45% de gradação alcoólica. Os leves são produtos amadurecidos por pouco tempo e classificados como dourado (oro, carta ouro ou golden) e transparente (blanco, carta blanca, prata, silver ou white). Seus aromas são associados às especiarias e às frutas secas: uvas-passas, ameixas e, algumas vezes, baunilha. Além disso, podem ser distinguidos pelo país que os produz:
● CUBA – runs leves e suaves;
● JAMAICA – runs fortes, encorpados, envelhecidos em carvalho e duplamente destilados;
● BARBADOS – runs mais ou menos leves, com sabor acentuado de carvalho;
● MARTINICA – runs encorpados e pungentes feitos com suco de cana no lugar do melaço;
● PORTO RICO – runs leves e de muita qualidade.
O rum premium, em geral cor de caramelo e envelhecido, deve ser servido em temperatura ambiente, puro, como digestivo ou para acompanhar um bom charuto. O copo pode ser o de conhaque ou mesmo uma boa taça para cachaça ou vinho do Porto. O rum branco, quando tomado puro, deve ser servido frio.



Em 1954, o escritor norte-americano Ernest Hemingway escreveu as seguintes frases:“My Mojito in La Bodeguita, My Daiquiri in El Floridita”. As frases estão emolduradas e penduradas na parede do bar mais famoso de Havana, La Boguedita del Medio, no bairro antigo da capital cubana, somente a alguns quarteirões de distância do restaurante La Floridita, onde o escritor sentava-se todos os dias para uns quatro ou cinco coquetéis.  


 Na cultura popular, o rum é classicamente associado a piratas, sendo retratado como a bebida predileta dos mesmos. Alguns piratas associados ao rum foram o britânico (gaulês) Capitão Henry Morgan, George Lowther, Ned Low, John Browne, William Lewis e Edward Teac, o Barba Negra.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário