domingo, 11 de março de 2012

"Protesto Silencioso" -México 68



Muito antes do começo das olimpíadas do México em 1968, muitos já sabiam que o palco estava armado para manifestações politicas. Vietnam, assassinato de Martin Luther King e a invasão da Czechoslovakia pela União Soviética eram os acontecimentos que aqueciam o mundo naquele momento.Sendo que  um pouco antes havia rumores de um boicote por partes dos atletas.

Acontece que o bastou o  (COI)  Comitê Olímpico Internacional falar que ninguém teria coragem de fazer algum protesto, pois seria punido com banimento do esporte.Que os americanos Tommie Smith e John Carlos acompanhados pelo australiano Peter Norman, imortalizaram o que muitos chamam de "Protesto Silencioso".



 Um pouco antes de entrar para receber a medalhaa após bater o record mundial dos 200 metros rasos, Smith  contou a Peter que iria usar o momento para protestar pelos direitos humanos e igualdade racial.


Então foram os 3 atletas rumo a imortalidade. Smith e Carlos estavam usando meias pretas e luvas pretas , como só havia um par de luvas cada atleta usou uma. E para completar todos os 3 estavam usando um "Patche" da (OPHR) Olympic Project for Human Rights.
Tempos depois Smith explicou que subir ao pódio de meias foi para representar a pobreza que os negros viviam na américa , a cabeça baixa era uma oração para sair disso e o punho cerrado todos ja sabem.



Ao começar o hino americano, Tommie Smith e John Carlos levantaram os punhos cerrados e abaixaram a cabeça. Gesto caracteristico do movimento "Black Panther".



Esta imagem correu o mundo e imortalizou um dos mais marcantes momentos de todo esporte.Mas houve alguns efeitos contra os protagosnistas. De imediato, o COI proibiu os americanos de continuarem nos Jogos e os expulsou da Vila Olímpica. Peter  foi suspenso de competições durante dois anos e a  federação australiana também o proibiu de participar das Olimpíadas de 1972.


Para a "Sneaker Culture" outra guerra estava sendo travada. Os Dasslers e suas disputas históricas.
Adidas vs Puma, na famosa foto podemos ver que Pete esta de Adidas e Tommie e John de Puma, ou melhor ao lado deles estão os pares de "Spikes".






A puma lançou em meados de 2008 o modelo " Tommie Smith " Suede collection .







Nenhum comentário:

Postar um comentário