quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Fidel e seu Cohiba


Nada melhor para celebrar  a vida e seus prazeres como um charuto. Sendo assim decidimos começar esta serie de artigos com os lendários Cohiba.
Este tem sua origem a partir de um personagem curioso da historia, Bienvenido “Chico” Perez , um guarda costas de Fidel Castro cujo prazer era fumar um charuto aromático , o qual um belo dia chamou atenção do própio Fidel.
Quando perguntado onde conseguia tal charuto, Perez falou que eram feitos por um amigo, somente por encomenda. Eduardo Rivera era este amigo, que trabalhava na fábrica de charutos La Corona e gostava de produzir charutos especiais .


Seduzido pelo charuto fabricado, Fidel cedeu uma mansão nos redondezas de havana que estava abandonada desde a revolução, os vizinhos consideravam a mansão mal assombrada por  fantasmas da ilha.  Riveira começou sua produção junto de alguns ajudantes. Que mais tarde seriam trocados por mulheres, se tornando a primeira fabrica a ter uma linha somente de mulheres. Conhecidas como torcedoras.
De um antigo ritual local que envolvia bebibas, dança e folhas de tabaco enroladas. Se inspirou o que seria chamado de Cohiba. O primeiro formato produzido foi o Lanceiros.
Durante anos o charuto foi mantido em um ciclo fechado das pessoas próximas a Fidel, como o propio Che. 

Somente em 1969 a marca foi registrada,e em 1982 em função da copa da Espanha Fidel decidiu lançar  seus charutos pessoais para consumo  publico começando pela Espanha.
Cohiba foi sem duvida um excelente embaixador cubano, pois foi ofertado como presente diplomático para as principais e mais poderosas pessoas .
Sendo hoje em dia considerado como o mais seleto e mais caro charuto , Cohiba esta em mais de 80 países.  Mas nunca deixando de lado a tradição de ser apreciado e admirado por um seleto grupo de pessoas sempre regado a bebida e uma boa conversa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário