Ao colocar uma calça jeans , este e o rosto que se deve lembrar. Loeb Strauss, nasceu em 1829 no pequeno vilarejo alemão de Buttenheim, na região da Bavária. Em janeiro de 1853, já naturalizado americano, passou a adotar o nome Levi, como era tratado tanto pela família como pelos clientes.
Com a corrida do ouro na Califórnia , ele mudou para São Francisco abrindo uma pequena loja de tecidos e roupas, junto com seu cunhado David Sten e sua irmã Fanny, fundando assim a Levi Strauss & Company.
Um dia Levi tentou vender uma lona de cor marrom para os mineiros , para cobrir suas tendas e carroças, porem eles queriam calças resistentes para a busca do ouro. Sendo assim levou a lona para um alfaiate e transformou a em calças, de cor marrom, colocando três bolsos, fundos para guardar as pepitas e as ferramentas, que se prendiam com tiras. Mais tarde as vendendo por U$ 6,00 em ouro!
Mas houve reclamação sobre a cor que parecia sujo o tempo todo e o fato de ser muito duro para usar. O que levou Levi a trocar em 1860 a lona pelo pelo serge de Nimes (fabricado na cidade francesa de Nimes).Um tecido de algodão sarjado resistente e grosseiro destinado à roupa dos escravos negros do Sul.
Então foi fabricado o primeiro jeans do mundo, na cor azul devido ao corante de uma planta chamada Indigus. Na época o corante mais barato que se tinha.Com bolsos para guardar as pepitas.
Em 1873 Levi recebeu uma carta que mudaria novamente o futuro do jeans. Jacob Davis, judeu originário da Lituânia, e alfaiate na cidade de Reno, estado de Nevada, contando-lhe sobre o processo que havia inventado para rebitar com metal os cantos dos bolsos e ganchos frontais das calças masculinas, evitando assim que rasgassem com facilidade.
Como não tinha os U$ 68,00 para registrar a patente, sugeriu a Levi que registrassem conjuntamente.
O dia 20 de maio de 1873 é considerado oficialmente o “aniversário do blue jeans”.Pois foi nesse dia que os dois registraram a patente de nº 139.121 no Departamento Americano de Marcas e Patentes.
Eles começaram então a fabricar o “waist overalls” (o antigo nome do jeans) com rebites de cobre.
O jeans 501 da LEVI’S é o produto mais antigo e vendido da empresa (data de 1853), que começou a utilizar o número 501 como marca registrada em 1890. Esse número marcava o lote de tecido das primeiras calças jeans de que o mundo teve notícia. Por isso, o modelo foi batizado de LEVI’S 501.
Segundo a lenda original, os mineiros faziam o teste de colocar uma Levi´s sendo puxada por dois cavalos para ver sua durabilidade, tanto é que até hoje ainda se ve nos produtos a etiqueta acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário